barca de niterói com a ponte rio x niterói ao fundo |
O sistema de navegação de Barcas de Niterói para a cidade do Rio de Janeiro existe desde 1853
Em 1977 foi criada a Companhia de Navegação do Estado do Rio de Janeiro (Conerj), pertencente ao Governo do Estado, que passou a operar todo o sistema de transporte aquaviário do estado do Rio de Janeiro. |
Em 1998 um consórcio de empresas privadas assumiu o controle acionário da Companhia de Navegação do Estado do Rio de Janeiro (Conerj), sob regime de concessão, dando origem à Barcas S/A.
Recuperação das Barcas
A frota herdada era composta por embarcações tradicionais. Foram feitos investimentos na melhoria do serviço e na reforma de 8 embarcações. No início da concessão somente as linhas Rio – Paquetá, Rio - Ribeira e Rio – Niterói estavam em atividade.
Em 1999, cerca de 70% da frota passou por revisões e reformas, e a operação na linha Rio – Niterói passou a contar com 8 embarcações ao invés das 3, em operação no período da concessão.
Em 2000, dando continuidade às reformas e reestruturação da empresa, um novo terminal foi entregue aos passageiros na Praça XV, o que incluiu a restauração completa do prédio histórico, além da recuperação das áreas marítimas da estação, pontes, flutuantes e estacas.
Em 2001, a Barcas adaptou e destinou uma embarcação para recolher, diariamente, o lixo flutuante nos arredores das pontes de atracação e nas rotas náuticas das embarcações.
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estação das barcas de Niterói em 1958 |
A barca "Cata-Lixo", como foi nomeada, recolhia em média 500 kg de lixo por dia e se tornou um projeto ambiental de referência.
O terminal hidroviário de Charitas levou a assinatura do arquiteto Oscar Niemeyer e se tornou uma atração turística da cidade de Niterói.
foto atual da barca na estação Niterói |
Com dois mil metros quadrados e 700 m² de vidro para compor o salão panorâmico de embarque de passageiros, o espaço abriga lojas de conveniência, restaurante, com vista panorâmica da enseada e da Baía de Guanabara.
Um dos destaques de Charitas é o recuo da estação em relação à linha d’água e a construção de um píer sobre estacas com o objetivo de minimizar o impacto ambiental
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Processo de Modernização
Em 2005, teve início a integração entre modais na cidade de Niterói. As empresas Ingá, Miramar e 1001 participaram da iniciativa que visa oferecer mais conforto e economia aos passageiros da linha seletiva Rio-Charitas
Com tecnologia e design italiano, as embarcações que possuem dupla proa, eliminaram a necessidade de manobra e reduziram o tempo de viagem na linha Rio - Niterói para 12 minutos.
Com capacidade para 1.300 passageiros (900 sentados e 400 em pé), o catamarã social possui circuito interno de televisão, poltronas acolchoadas e um moderno sistema computadorizado de monitoramento e navegação
A adaptação das estações e embarcações às necessidades de pessoas com deficiência, realizada no mesmo ano, recebeu um prêmio da Prefeitura da cidade de Niterói
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foto do interior modernizado das barcas |
Em 2010 a concessionária "priorizou" investimentos e equipamentos para atender com satisfação os usuários, realizando obras de ampliação nos salões de embarque e na sala da supervisão das estações Praça XV e Niterói.
Finalizou a implantação dos validadores de Riocard, e passou a controlar o acesso dos usuários com direito à gratuidade nas roletas de passe livre em todos os terminais.
Barcas de Niterói
Endereço: Avenida Visconde do Rio Branco, 392-480 - Cidade Niterói - RJ
Telefone: 0800 721 10 12.